ACREDITE! VIAJAR COM FILHOS NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS

Após algumas viagens com a Clara Fernanda eu percebi como as pessoas em geral acham que viajar com filhos é um bicho de 7 cabeças! E não é acredite!

#VIAJOCOMCLARAFERNANDA

 

Durante nossas viagens fomos abordados por tantos pais que nos diziam como éramos corajosos de viajar com bebê tão pequeno que resolvi escrever este post para contar um pouco da minha experiência e quem sabe encorajar várias mamães que não se arriscaram ainda.

Primeiro de tudo, eu e maridão somos apaixonados em viajar e quando tivemos a Clara não queríamos que esse hábito fosse deixado de lado só por que tivemos filhos. Ao passear pela Europa e outros continentes assistíamos tantas famílias (imensas de 4 a 5 filhos) viajando de avião de trem até fazendo trilha no Nepal que nos fez abrir a mente o quanto isso é possível.

Vou contar brevemente um exemplo do qual quem coloca barreiras somos nós! Em nossa viajem a Itália em lua de mel, para ser mais específica em Veneza, houve um dia chuvoso que pensei em ficar no hotel porque estava chovendo, até eu ir a sacada e ver várias famílias andando debaixo de chuva umas com guarda chuva, outras sem, algumas de capa, outras com bota outras de sandália. No rosto das crianças estampado a alegria e os pais completamente desapegados pelo fato de estar chovendo. Me senti péssima, e uma velha ranzinza e realizei que quem coloca barreira somos nós!. Me troquei rapidinho e aproveitei horrores debaixo de chuva.

Moral da história: não precisamos de muito para sermos felizes! Nem seu bebê para viajar com você!

Desde o nascimento da Clara viajamos para cidades próximas que variavam entre 2 a 4hs de distância de carro e antes mesmo de completar 3 meses Clara fez sua primeira viagem de avião para o Recife – PE.

#VIAJOCOMCLARAFERNANDA

Muitos me devem achar doida, mas é a coisa mais fácil viajar com bebês nessa idade! Inclusive nessa viagem uma senhora me abordou e falou: Minha querida como você tem coragem de viajar com o bebê tão pequeno! Dá tanto trabalho! Eu respirei fundo olhei para Clara que estava ali dormindo serena debaixo do coqueiro e perguntei a senhora: Você acha mesmo? E ela imediatamente me respondeu: Muito trabalho! Vejo pela minha filha que não para um minuto de correr atras do filho! (ele devia ter uns 2 aninhos). Pedi para que ela olhasse para Clara e respondi: Apesar de todos acharem o contrário, viajar com bebês é muito mas fácil do que viajar com crianças maiores. Bebês só comem e dormem o tempo todo, não importa onde você esteja a rotina de sono e amamentação continua sendo a mesma. A senhora sorriu e me disse: Minha querida é verdade! Não tinha pensado desta forma antes.

A melhor época para se viajar com seus filhos é antes dos 6 meses de idade, principalmente para quem amamenta exclusivamente, pois o restaurante do bebê esta junto dele sempre, rs rs. Mas mesmo para os que mamam fórmula não é problema, Clara mamava no peito e mamadeira e não tivemos problema em absolutamente em nada. Clarinha sempre mamou com mamadeira em temperatura ambiente e sempre acostumamos ela dormir com barulho ao redor, nada de ficar andando nas pontas dos pés em casa, com isso não tivemos problemas também com as sonecas durante as viagens.

 

Confesso que nem toda viajem sai 100%, porque acidentes acontecem ( como  por exemplo o bebê se borrar todo até o joelho e não ter roupinha para repor), se enfiar em furada ( quem já não se meteu em furada em viagem pelo menos uma vez na vida?). Mas o importante é levar tudo numa boa, e estar preparada para driblar a situação com jogo de cintura. E além disso é com os erros que a gente aprende e vai adquirindo experiências para as próximas viagens.

Clara Fernanda já possui mais de 40 viagens para 12 destinos diferentes, 4 vôos e 2 países diferentes.

Praticamente todo final de semana estamos viajando, raramente passamos em casa. A coisa chata é fazer e desfazer malas (particularmente detesto desfazer mala). Mas com tanta viagem assim na bagagem acabo tirando de letra na hora de arrumar as malas.

Hoje em dia existem tantos blogs sobre viagem e inclusive específicos para quem tem filhos. Fico feliz de ver vários blogs de famílias brasileiras sobre viagem. Mostra que esse estereótipo de viajar com filhos é perrengue está começando a mudar na cabeça das pessoas. Antes de viajar eu li experiências de muitas famílias, viagens que deram certo, viagens que deram errado e com isso tive uma noção do que era necessário para se viajar com minha pequena.

Aconselho que faça o mesmo, pesquise, estude a possibilidade e viaje! Basta se organizar. Alguns itens que deve checar e pesquisar antes da viagem:

  • Documentos: Verifique se o local de destino necessita de passaporte e/ou visto. Nunca deixe de levar documento de identificação do bebê e carteirinha de vacinação, mesmo nas viagens de carro. Pode ser que nenhuma autoridade te peça mas os hotéis sempre irão te solicitar.
  • Hotel: Se é sua primeira viagem dê preferência a hotéis com sistema Friendly (com atendimento personalizado as famílias).
  • Passagem: Se vai viajar de avião com bebê abaixo de 2 anos não se esqueça de informar a companhia aérea na hora da compra da passagem.
  • Avise ao Pediatra: sua pediatra pode receitar algum remédio em caso de emergências.
  • Temperatura do Destino: Toda a bagagem vai depender para onde está indo e qual a temperatura do local. Não deixe de checar semanas antes da viagem.
  • Levar apenas o essencial: Seu filho necessita de muito pouco, não acumule bugigangas. Lembre se que irá carregar essa mala e viagens de avião possuem limite de peso.
  • Roteiro: Não crie expectativas altas de conhecer todos os locais nos mínimos detalhes. Lembre-se que seu ritmo é outro. Planeje a viagem com dias suficiente para conhecer os locais com calma. Durante o passeio você vai observar o ritmo do seu bebê. jamais force a barra. E planeje o roteiro de forma que os horários de alimentação e soneca sejam preservados.

Leia e pesquise bastante sobre sua viagem e não deixe de checar os tópicos básicos acima antes da viagem. Com essas informações ficará muito fácil arrumar uma mala de viagem por exemplo.

Dica de Maternidade para toda vida:

  • Acostume seu bebê sempre a dormir com os barulhos normais da casa. Não sussurrar, desligar a TV e andar nas pontas dos pés porque o bebê está dormindo. Caso faça isso terá problemas por onde for e até mesmo em casa porque está acostumando mal seu filho.
  • Alimente sempre seus filhos com alimentos em temperatura ambiente. Seja mamadeira ou papinha, assim quando estiver viajando não precisa caçar um local para que aqueça e ficar refém disso.

Essas duas dicas que dou são para a vida, não só para viagem, isso deixa o dia a dia da mamãe muito mais fácil onde ela esteja.

Nos siga também no Instragam @mommysbelly  e acompanhe nossa #viajocomclarafernanda

Aproveitem e Viagem bastante!

 

 

SaveSave

4 comentários sobre “ACREDITE! VIAJAR COM FILHOS NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS

  1. Claudine Bernardes disse:

    Muito legal! Acho que as pessoas fazem uma tormenta num copo de água. Eu nunca deixei de viajar por causa dos meus filhos. Na verdade agora que tenho filhos viajo mais. Tenho uma amiga que tem tres filhos que sempre me dizia: “Clau, minha familia é 4X4 (todo terreno, tração nas quatro rodas), aguenta tudo! Fazemos tudo juntos e isso nos fortalece como família”. Tomei o exemplo da minha amiga. Amo viajar em familia. Agora estamos programando uma viagem em carro para Suíça. Tenho um menino que vai fazer 7 anos e uma menininha de 5 meses. Um super abraço e obrigada por passar pelo meu blog 😉

    Curtido por 1 pessoa

    • mommysbelly disse:

      Olá Claudine! Obrigada também por nos visitar. Tudo em família é mais gostoso não é mesmo? Espero que esse post encoraja muitas mamães a saírem de casa! Amei saber da sua nova viagem. Não deixe de postar depois como foi, queremos dicas!! Grande beijo

      Curtido por 1 pessoa

    • mommysbelly disse:

      Porque complicar algo que não é complicado não é mesmo? Adorei seu post também sobre o desenvolvimento das crianças que viajam, o quanto isso ajuda a curto e longo prazo. Vamos viajar e curtir em família, na minha opinião isso é uma das maravilhas da vida!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

