40 Coisas que Precisa Fazer antes do Bebê Nascer- Part 1

Como já mencionado eu sou uma pessoa que listo tudo o que eu tenho que fazer. Essa nova pesquisa que realizei eu reuni todos as dicas que eu encontrei em uma única lista.

São coisas que achei importante e acontecimentos relevantes que ocorreram com amigas minha, mas pode ser que alguém ache desnecessário ou não.
Mas como mãe de primeira viagem geralmente peca pelo excesso, acredito que não vai ser diferente. Antes pecar pelo excesso do que passar perrengue. Talvez numa segunda gravidez onde esteja mais confiante essa lista seja diferente.
Bem as 40 coisas que devem ser feitas antes do Bebê nascer são: (aqui segue apenas 20 primeiras pois o post iria ficar enooorme!)
1- Anunciar no Momento Certo a Gravidez.
Parece estranho mas já presenciei familiares e amigos em momentos difíceis fazendo um anúncio de perda do bebê. Aguarde os 3 primeiros meses ( onde é mais perigoso ocorrer a perda) para realizar o anúncio da gravidez para o mundo! Anunciar aos familiares é uma opção do casal, acho que é difícil de esconder essa grande notícia para a Família. Mas antes de anunciar no facebook para todos amigos e conhecidos aguarde os primeiros meses. Assim você vai evitar constrangimentos se algo ocorrer logo nos primeiros meses de gestação. É um momento delicado que pelo menos no meu caso eu não gostaria de comentar e nem ter que explicar o que ocorreu a cada pessoa que eu encontrasse. Nessas horas para mim quanto menos se falar é melhor sobre o assunto desagradável, além disso a gente sempre quer dar notícias boas né!
Após os 3 primeiros meses anuncie para todos sua gravidez de uma maneira divertida e criativa. Hoje em dia tem tantas opções. Veja algumas opções legais de anúncio.
IMG_6607 IMG_6602
3- Tire Muitas Fotos Durante a Gravidez
Não se arrependa depois que não aproveitou esse momento ou registrou. Tire quantas fotos puder! Toda família vai gostar de recordar mais lá na frente, principalmente seus filhos vão querer ver fotos sua grávida. Quem quer investir em um book de fotos de gestante tem excelentes profissionais no mercado que se especializaram para essa clientela em especial. Tem várias pessoas que fazem suas próprias fotos em casa também. Segue algumas sugestões criativas.
IMG_6618
IMG_6617
4- Realizar Exercícios para Grávidas e Alimentação Saudável
Lembre-se você está Grávida e não doente. Pelo simples fato de Gravidez não ser doença nada impede que faça exercícios. É lógico que devem ser realizados com o consentimento de seu médico e com o acompanhamento de um profissional.
Atualmente eu faço pilates e não pretendo parar quando estiver grávida, a não ser que tenha alguma restrição médica.
5- Hidratar bem a Pele
Beber muita água e hidratar a pele com cremes ajudam a prevenir as tão indesejadas estrias. Minha mãe teve duas filhas e nunca teve estrias. Acredito que não tenho pré disposição para ter estrias mas é importante se cuidar. Hoje vejo muita gente indicando o creme Mustela. Na época da minha mãe ela usou muito o Óleo de Amêndoas da Natura. (Clique sobre o nome para achar onde comprar)
Acho que eu usaria a combinação dos dois.
IMG_6625
IMG_6626
Conhecimento não ocupa espaço como já dizia meu pai e concordo com ele! Ler e pesquisar é a melhor maneira de aprender e ganhar conhecimento de um assunto que não domina. Óbvio que quando se trata de bebês nem sempre a prática é tão simples quanto a teoria. Mas concorda que facilita se pelo menos você sabe a teoria?  Um livro super recomendado é O que esperar quando se está esperando. Clique aqui para ver mais livros recomendados sobre o maternidade.
53131
7- Comprar Roupas para Grávida
Durante a gravidez apesar de todo mundo dizer que a grávida está linda dificilmente ela se vê linda, sexy e atraente para o maridão. Eu acredito que a roupa ajude bastante dar um up na auto estima da mamãe. E existem várias lojas especializadas em roupas de grávida mais atuais. Ainda se encontra muita coisa brega que em vez de ajudar a grávida deixa ela ainda mais para baixo se sentindo horrível. Vou fazer um post mais a diante só sobre roupas. Já encontrei várias lojas, mas a maioria é no exterior ( algumas entregam no Brasil). Mas quem souber lojas no Brasil fique a vontade em indicar.
8- Medicamentos Durante a Gravidez
Geralmente os médicos indicam o ácido fólico e algumas vitaminas. Mas lembre de avisar daqueles remédios que tomam com periodicidade. Pois dependendo do remédio pode ser que seu médico solicite a suspensão ou acrescente exames no pré-natal.
9- Produtos para os Bebês
Quando começo a navegar nos blogs e sites eu vejo tanta coisa super legal que auxilia a vida da mamãe no dia a dia. Dá vontade de ter todos os produtos, rs rs. Mas cuidado, eles podem ser dispensáveis. Uma amiga, mãe já do segundo filho, me ajudou  analisar alguns desses produtinhos e uma dica que ela me deu foi: observe se você vai usar por um longo período, se ao decorrer do crescimento do bebê se o mesmo ainda terá utilidade.
10-  Donwload App
Tem uma variedade enorme de aplicativos para acompanhamento da gestação e desenvolvimento da criança que podem ser usados tanto em seu celular como em um Ipad. Encontrei vários e tenho diversas indicações de amigos. Estarei realizando um post no futuro aqui.
11- Lençol Impermeável para Mamãe.
Acho que todo mundo já logo imagina um lençol impermeável para o bebê por conta dos possíveis vazamentos durante a noite de sono. Mas essa dica para o lençol impermeável para mamãe foi de um site que visitei. A dica dela foi justamente para evitar que quando volte do hospital ainda tenha que limpar o líquido da bolsa que estourou de seu colchão. Na hora do sufoco e das contrações a única coisa que você vai querer é ir correndo para o hospital e não ficar limpando o colchão.
12- Comprar 2 Lençóis Impermeáveis para o Bebê
Nesse mesmo site sobre os lençóis dizia outra dica que achei muito relevante. Considerando que o sono é algo precioso para futura mamãe tudo que possa fazer para deixar mais prático nos momentos de sufoco é válido! Então ela deu uma excelente idéia de colocar dois lençóis impermeáveis um sobre o outro. Pois quando ocorrer algum problema durante a noite que suje muito o lençol, basta tirar o de cima e já estará pronto para o uso o lençol de baixo. Assim espertamente a cama do bebê já estará pronta em segundos e poderá voltar a dormir com mais rapidez.
13 – Enxoval do Bebê
Sobre o enxoval merece um post só para esse tema.
14- Faça com Antecedência sua Bolsa da Maternidade e a do Bêbê
Geralmente a maternidade onde vai ficar tem uma lista básica do que eles pedem que leve para bolsa do bebê e da mamãe. Só não deixe para realizar no último mês de gestação lembrando que imprevistos acontecem. Então deixe pronto com bastante antecedência.
15- Roupas para Amamentação
Ao comprar as roupas de grávida não se esqueça da dia em que vai sair da maternidade e da amamentação. Invista em pelo menos 2 sutiãs de amamentação e em roupas de fácil abertura para amamentação. Por mais que queira se livrar das roupas de grávida, lembre-se que a barriga não retorna ao seu estado normal de imediato.
Essa parte para mim com certeza é uma das mais gostosas. Amo decoração e planejar a decoração do Baby é mais legal ainda, pois tem muito carinho envolvido e dedicação de mãe. Apesar de ser cedo ainda já pesquisei várias inspirações de quarto para bebê. Você pode ver aqui e aqui ou ainda aqui.
Além disso é importante que o quarto do bebê esteja pronto quando o mesmo chegar para que o dia a dia da mãe seja prático e lembrando que o cheiro de tinta tenha desaparecido.
17- Roupas do Bebê Lavadas em Sabão de Coco
Essa é uma indicação que encontrei em quase todos os blogs e dicas de maternidade. Lavar as roupinhas com sabão de coco. Tem um grande sentido em lavar todas elas antes do primeiro uso. Primeiro que apesar de novinho da loja mas tem uma multidão que colocou as mãos na roupa ( lembrando que o bebê tem anticorpos suficiente). O sabão de coco é neutro e evita alergias e cheiros fortes na roupa. Tudo tem que ser muito sutil.
18- Certifique que a Casa Esteja Limpa para Receber o Bebê
Parece óbvio, mas essa dica é principalmente para pessoas que possuem carpete e muitos tapetes pela casa. Invista em um empresa especializadas para limpeza de carpetes, tapetes e cortinas. Entre tantas tarefas essa pode ser uma delas que acaba sendo deixada de lado pelo esquecimento.
19- Mamadeiras e Demais Utensílios Esterilizados
É muito importante que assim que chegar em casa com seu bebê recém nascido que todos os utensílios, mamadeiras e afins estejam fora das caixas e esterilizados. Apesar de soar estranho pois nem tão cedo você pretende dar uma mamadeira para seu pequeno bebê, mas a verdade é que os imprevistos acontecem e nunca se sabe quando vai precisar dar uma mamadeira.
Isso realmente aconteceu com uma amiga minha. Ela ficou tão nervosa ao sair da maternidade pois caiu em si que ela era responsável por aquele bêbezinho sozinha que o leite dela secou! Isso mesmo! O estado emocional da mãe afeta diretamente na produção de leite. Ao chegar em casa não conseguiu amamentar por conta da tensão que estava passando e se viu mais tensa ainda ao se deparar com sua filha aos prantos com fome e não tinha absolutamente nada preparado para oferecer. No meio da noite o pai correu para comprar leite na farmácia e ela tirar as mamadeiras de dentro das caixas e esterilizar. Nessa altura do campeonato a filha já nem mais chorava, berrava de fome. Justo no primeiro dia do bebê em casa! Então mãezinha de primeira viagem, esteja preparada para os imprevistos!
20- Compre pelo menos um Leite para Recém Nascido
Como já relatado o sufoco de uma amiga recomendo fortemente a ter uma pequena lata de leite para recém nascido que sua médica indicar. Pois nunca se sabe dos imprevistos com o leite materno.
E fique calma, muuuuuito calma para que isso não ocorra com você também, rs rs rs. Será que a gente consegue?
Fica aqui os primeiros 20 itens do que deve ser feito antes do nascimento do bebê. Essa é minha opinião sem experiência baseada em leituras e vivências de mães amigas minhas. Fique a vontade para acrescentar suas experiências.
See you later!

2 comentários em “40 Coisas que Precisa Fazer antes do Bebê Nascer- Part 1

Deixe um comentário